l. Marcos 12
Jesus como Mestre do Antigo Testamento

O capítulo 12 do evangelho de Marcos evidencia, de maneira clara e definitiva, que Jesus apresentado no Novo Testamento é o grande mestre das Escrituras do Antigo Testamento.
A passagem está repleta de conotações e referências às tradições judaicas. Um exemplo notório é a parábola dos lavradores, contada por Jesus, que serve como uma continuação direta da parábola proferida por Isaías séculos antes (Isaías 5:1-7). Referências às Escrituras Ao relembrar o destino dos profetas, Jesus demonstra profundo conhecimento das Escrituras de Israel. Suas fontes podem ser identificadas em textos como Jeremias 26:20-23, 37:15; II Crônicas 24:21, 36:16 e II Reis 17:13. Além disso, Jesus cita diretamente o Salmo Messiânico 118 durante sua entrada triunfal em Jerusalém, no chamado domingo de Ramos. Outras citações relevantes incluem passagens da Lei, como Êxodo 3:5, Deuteronômio 6:4, Levítico 19:18, além do Salmo 110. Essas referências confirmam que Jesus não apenas conhecia, mas também compreendia plenamente as Escrituras.
Conhecimento Versus Compreensão das Escrituras
Os líderes religiosos de sua época também eram conhecedores das Escrituras. Eles tinham a habilidade de recitar textos prontamente, apresentar capítulos e versículos para argumentar e corrigir os outros, identificar raízes de palavras e analisar frases minuciosamente. Sabiam dissecar detalhes, mas, apesar de seu conhecimento, faltava-lhes compreensão verdadeira. Eles não enxergaram que toda a lei e os profetas testificavam sobre a vinda de Jesus Cristo. Mesmo reconhecendo a Palavra de Deus, rejeitaram Aquele de quem ela falava.
Reflexão para os Cristãos de Hoje
Dois mil anos depois, corremos o risco de cometer o mesmo erro: usar e até abusar da Palavra de Deus.
Podemos estudar a Bíblia apenas para satisfazer nossa curiosidade, alimentar nosso intelecto, municiar argumentos contra outros ou sustentar nossa aparente religiosidade. Contudo, o verdadeiro objetivo do estudo bíblico deve ser conhecer profundamente a pessoa de Jesus Cristo.
Pense Considere o exemplo de Jesus, que demonstrou não só conhecimento, mas profundo entendimento da Bíblia. O estudo das Escrituras deve nos levar ao encontro com Ele. Você realiza estudos nas Escrituras de forma periódica? Como você analisa o seu entendimento das escrituras? Devido ao seu estudo bíblico você conhece a Jesus mais profundamente?